Verificando ligação entre diabetes e histórico familiar
A dieta e o estilo de vida contribuem para o diabetes, mas o histórico da família também.
Dessa forma, pesquisadores australianos conduziram um experimento incomum: eles recrutaram voluntários saudáveis, de famílias com e sem histórico de diabetes tipo 2 – e alimentaram-nos em excesso.
O experimento envolveu 41 homens e mulheres, sendo que aproximadamente metade deles tinha familiares próximos com diabetes.
Os voluntários tinham de adotar uma dieta rica em gordura, carregada com 1.250 calorias a mais do que o necessário.
Depois de quatro semanas, todos os participantes haviam ganhado peso e mostravam sinais de resistência à insulina, uma condição precursora do diabetes.
Porém, aqueles com um histórico familiar de diabetes ganharam 3,5 quilos, significativamente mais do que aqueles sem a suscetibilidade genética (2,2 quilos).
Os participantes com histórico de diabetes na família também mostraram maior resistência à insulina.
O estudo foi publicado no jornal “Diabetologia”.
“O diabetes tipo 2 é uma doença tanto ambiental quanto genética”, disse o autor sênior do estudo, Leonie K.
Heilbronn, professor-associado de fisiologia nutricional da Universidade de Adelaide, na Austrália.
“Assim, quem sabe que tem histórico da doença na família precisa ter mais cuidado para comer corretamente e se exercitar mais”.
Fonte: Yahoo
Última atualização: 31/05/2010




