Diabetes duplicam risco de ataque cardíaco e AVC

A diabetes duplica o risco de uma pessoa morrer de ataque cardíaco, AVC ou outra patologia cardiovascular, revela uma investigação da Universidade de Cambridge, noticia o site Tribuna Médica Press.

“Há décadas que temos conhecimento do envolvimento da diabetes no risco de ataques cardíacos”, diz o autor do estudo, Nadeem Sarwar da Universidade de Cambridge. “Contudo, apesar das décadas de investigação, várias questões persistiram, tais como quão elevado é o risco e se este varia de acordo com a pessoa”, acrescentou. Este trabalho vem alertar para a necessidade de prevenir e controlar a doença.

Para a concretização do estudo, os especialistas recolheram dados de 698.782 pessoas durante 10 anos e verificaram que o diagnóstico de diabetes duplica o risco de ocorrência de várias doenças relacionadas com o coração e com o sistema vascular.

Mas este risco é também parcialmente provocado pelos habituais factores de risco: colesterol, pressão arterial e obesidade.

Isto sugere que a diabetes pode causar doença cardiovascular através de mecanismos diferentes, explica Nadeem Sarwar.

“Este facto é particularmente interessante em termos de desenvolvimento de medicamentos e de novos alvos terapêuticos”, conclui.

Fonte: RCM Pharma

Data de criação: 06/07/2010
Última atualização: 06/07/2010

Veja também:

o Diabetes nas redes sociais

  • orkut
  • twitter
  • facebook
  • youtube
  • rss